A leitora Anabela Araújo fotografou esta planta a 27 de Novembro em Ponte de Lima e quis saber a que espécie pertence. Carine Azevedo responde.
“Em anexo envio foto de planta que encontrei e não consegui identificar. Podem ajudar na identificação?”, perguntou a leitora à Wilder.
Tratar-se-á de uma chia (Salvia hispanica).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A fotografia retrata uma planta do género Salvia. Tudo indica que se trate de uma Salvia hispanica, comumente conhecida como chia.
A chia é uma planta herbácea anual, da família Lamiaceae, com uma distribuição nativa que se estende do México à Guatemala.
Esta planta pode crescer até cerca de um metro de altura. Apresenta folhas de textura delicada e uma tonalidade verde vibrante. As flores, pequenas e variando entre branco e roxo, formam inflorescências espiraladas no topo das hastes florais.
As sementes são pequenas, ovais, geralmente escuras, destacando-se pelas suas propriedades únicas. Além dos benefícios nutricionais que oferecem, as sementes de chia têm a capacidade de absorver água, tornando-se um ingrediente versátil em várias receitas culinárias.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.