O leitor Nuno Seixas fotografou este invertebrado a 20 de Outubro em Asseiceira, Tomar, e pediu para saber a espécie. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Cruzei-me com esta centopeia e nunca tinha visto nenhuma com estas cores. Rapidamente se escondeu, mas consegui estas imagens. Tem aproximadamente 20 centímetros. Agradeço a vossa ajuda na correta identificação de espécie”, escreveu o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de uma centopeia-mediterrânica (Scolopendra cingulata).
Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
“Mesmo na ausência de uma escala rigorosa, acho que é seguro dizer que se trata de uma escolopendra, Scolopendra cingulata“, explicou José Manuel Grosso-Silva.
“Este é o maior miriápode presente em Portugal, que pode ultrapassar os 10 cm de comprimento.”
A centopeia-mediterrânica pode ser acastanhada, amarelada, alaranjada ou avermelhada. Tem bandas azuis-escuras e 21 pares de patas, amarelas.
Pode medir entre 10 e 15 centímetros e, assim, é a maior centopeia de Portugal.
Alimenta-se de artrópodes e de répteis pequenos.
“As escolopendras são predadoras e vivem normalmente sob pedras.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.