A leitora Ana Rodrigues fotografou esta planta a 10 de Julho em Vila Pouca de Aguiar e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
“Esta planta todos os anos nasce na minha horta. A semente, quando amadurece, parece a da linhaça castanha. Os pássaros penduram-se nela para comer”, escreveu a leitora à Wilder.
Tratar-se-á de um capim-mimoso (Panicum capillare L.).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A planta apresentada nas fotografias é uma espécie do género Panicum e tudo indica que seja da espécie Panicum capillare L., conhecido como capim-mimoso. Esta gramínea anual pertence à família Poaceae.
Originária da América-do-Norte, o capim-mimoso está amplamente distribuído em várias regiões do mundo, incluindo Portugal.
A planta pode atingir entre 30 a 60 cm de altura e possuir caules finos e ramificados.
As suas folhas são lineares e estreitas e a planta é facilmente reconhecida pelas inflorescências em forma de panículas soltas e abertas, que conferem uma aparência delicada.
As flores são pequenas, geralmente esverdeadas ou purpúreas, e produzem sementes leves, facilmente dispersas pelo vento.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.