A leitora Ana M. fotografou este animal em julho na praia do Pedrógão, Leiria, e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Calado responde.

Tratar-se-á de um caboz Lipophrys pholis.
Espécie identificada por: Gonçalo Calado, professor da Universidade Lusófona.
“É um caboz. Pela foto parece-me um Lipophrys pholis, mas não posso ter a certeza”, respondeu Gonçalo Calado.
Segundo o Museu Virtual da Biodiversidade da Universidade de Évora, esta é uma “espécie marinha intertidal que pode ser encontrada em águas profundas até um máximo de 8 metros de profundidade. Esta espécie pode ficar fora da água, abrigando-se sob rochas ou algas. Alimenta-se de pequenos invertebrados bentónicos, especialmente caracóis, cracas e anfípodes, além de algumas algas”.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.