A leitora Adélia Vilas Boas fotografou esta borboleta a 20 de Abril na cidade de Coimbra e quis saber qual a espécie a que pertence. Albano Soares dá-lhe a identificação.
Foi “por curiosidade” em descobrir qual era a espécie que estava a observar que Adélia Vilas Boas pediu ajuda à Wilder.
A espécie que observou é uma borboleta nocturna esfinge-das-tílias (Mimas tiliae).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Esta é uma Esfinge das tílias em fase adulta. Segundo Albano Soares, as lagartas desta bonita espécie alimentam-se de uma grande variedade de árvores e arbustos, como a tília, o choupo e a bétula.
As esfinges-das-tílias, que em fase adulta têm asas relativamente finas e em tons de verde e castanho, começam a voar na Primavera. Podemos vê-las durante o dia a descansar em paredes, troncos das árvores e vedações, normalmente perto das árvores onde as lagartas se irão alimentar. À noite são atraídas por zonas com luz.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.