O leitor Ezequiel Marques encontrou esta lagarta na zona da Azambuja a 25 de Setembro e gostaria de saber a que espécie pertence. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Encontrei esta lagarta no meu jardim. Com 50 anos nunca tinha visto. Moro na zona de Azambuja”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma lagarta da borboleta-caveira (Acherontia atropos).
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
“É uma lagarta de Acherontia atropos, a borboleta-caveira”, respondeu a equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Esta é uma das maiores borboletas nocturnas da fauna portuguesa.
Pertence a uma família de Lepidoptera (ordem de insectos que inclui as borboletas diurnas e as chamadas nocturnas) chamada Sphingidae. Estes insectos também são conhecidos por borboletas colibri devido ao tamanho e ao facto de, grande parte das vezes, se alimentarem em voo, sem pousar nas flores.
A lagarta alimenta-se de plantas da família do tomate e da batata (Solenaceas) e de outras famílias aparentadas.
Os adultos são atraídos pelo mel, sendo por vezes encontrados dentro de colmeias.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.