A leitora Cláudia Fernandes fotografou esta lagarta a 26 de Agosto em Sistelo e quer saber que espécie é. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Antes de mais, agradeço desde já a vossa ajuda. Será esta uma lagarta da borboleta Calliteara pudibunda? Foi vista aqui: Branda do Rio Covo, em Sistelo – 41°57’49″N 8°21’05″W”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se da borboleta Acronicta aceris.
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
“É um exemplar da espécie Acronicta aceris. À semelhança das restantes do género Acronicta, a lagarta é extremamente colorida”, segundo a equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
Esta é uma espécie de borboleta nocturna da família Noctuidae. Foi descrita para a Ciência por Carl Linnaeus em 1758.
Tem uma envergadura de asa entre os 40 e os 45 milímetros.
Os adultos voam de Junho a Agosto e são atraídos pela luz.
As maravilhosas lagartas estão cobertas de pêlos amarelos e laranjas. Alimentam-se de fruta, como maçãs, e passam o Inverno como pupas.
Veja aqui uma borboleta adulta desta espécie encontrada por uma leitora da Wilder em Junho de 2022 no Porto.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.