Que espécie é esta: borboleta Acronicta aceris

08.03.2023

O leitor José Mário Félix fotografou esta borboleta a 4 de Junho de 2022 no Porto e quer saber que espécie é. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.

“Gostaria, se possível, que me ajudassem a esclarecer qual a espécie de insecto que se encontra na imagem e que captei na cidade do Porto”, escreveu o leitor à Wilder. 

Trata-se da borboleta Acronicta aceris.

Espécie identificada porRede de Estações de Borboletas Nocturnas.

“É um exemplar da espécie Acronicta aceris. À semelhança das restantes do género Acronicta, a lagarta é extremamente colorida”, segundo a equipa da Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.

Esta é uma espécie de borboleta nocturna da família Noctuidae. Foi descrita para a Ciência por Carl Linnaeus em 1758.

Tem uma envergadura de asa entre os 40 e os 45 milímetros.

Os adultos voam de Junho a Agosto e são atraídos pela luz.

As maravilhosas lagartas estão cobertas de pêlos amarelos e laranjas. Alimentam-se de fruta, como maçãs, e passam o Inverno como pupas.

Veja aqui uma lagarta desta espécie encontrada por uma leitora da Wilder em Agosto de 2018 na Maia.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss