A leitora Margarida Azeredo encontrou esta lagarta a 26 de Setembro em Viseu, e pediu ajuda para saber qual a espécie. Albano Soares responde.
“Gostaria de saber que espécie é esta, da qual fotografei a lagarta, num aveloal, em Viseu”, contou Margarida Azeredo à Wilder.
Trata-se da lagarta da borboleta bela-dama-americana (Vanessa virginiensis).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“Esta é a lagarta da Vanessa virginiensis, muito bonita”, disse Albano Soares.
A bela-dama-americana é uma borboleta que pertence à família Nymphalidae.
Os adultos voam de Março a Dezembro, com as suas asas alaranjadas.
A lagarta é escura com anéis brancos e espinhas negras, descreve o livro “As Borboletas de Portugal” (2003).
Esta borboleta ocorre na Península Ibérica, Madeira, Açores e também nas regiões temperadas da América do Norte. Em Portugal “está relativamente bem estabelecida no litoral, principalmente no Barlavento algarvio”, segundo o mesmo livro.
As suas populações estão fragmentadas e, como o “litoral é vulnerável à expansão do urbanismo, indústria e vias de comunicação, há um certo risco de extinção”.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.