A leitora Sónia Domingos fotografou esta planta a 30 de Maio nas areias da Praia dos Aivados, Odemira, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
“Queria saber o nome desta planta. Fotografei a 30/05 nas areias da Praia dos Aivados, Sudoeste Alentejano, concelho de Odemira”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma espécie do género Arum.
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
As fotografias são de infrutescências de uma espécie do género Arum, da família Araceae.
A espécie mais comum em Portugal é vulgarmente conhecida como jarro-bravo ou jarro-do-campo (Arum italicum).
O jarro-bravo é uma planta anual, rizomatosa, que pode crescer até 50 centímetros de altura. Possui folhas em forma de seta, de cor verde-clara, por vezes com máculas esbranquiçadas. As flores são muito pequenas, amarelas e surgem dispostas numa inflorescência – a espádice, envolvida por uma bráctea protetora, grande, de cor esbranquiçada ou verde amarelada, que a protege – a espata.
A infrutescência é um fruto composto por várias bagas verdes, que se vão tornando vermelho-alaranjadas e brilhantes na maturação.
Aqui encontra mais algumas informações sobre esta espécie.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.