O leitor João Gabriel Oliveira encontrou este animal em Nisa a 2 de Maio de 2021 e pediu para saber qual a espécie. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Venho pelo presente divulgar um insecto com o qual me cruzei algumas vezes numa zona de campo, em Amieira do Tejo, Nisa, cuja identificação gostaria que fizessem. Este avistamento ocorreu a 02/05/2021 e, segundo apurei, o insecto tem cerca de 5 cm de comprimento”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um arrebenta-bois (Berberomeloe castuo).
Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
Trata-se de um exemplar de Berberomeloe castuo, também conhecido como vaca-loura em algumas regiões.
Este escaravelho é uma espécie nativa em Portugal e pertence à família Meloidae.
As espécies do género Berberomeloe não têm asas, parasitam abelhas solitárias durante o seu estado larvar e são especialmente reconhecíveis pelo seu abdómen grande e volumoso, incluindo dentro do grupo as maiores espécies de escaravelhos do Mediterrâneo.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.