A leitora Sónia Rodrigues encontrou esta aranha em Fontanelas, Sintra, a 14 de Novembro e pediu ajuda para saber qual a espécie. Pedro Sousa responde.
“Gostaria de saber qual a espécie a que pertence este bichinho. Foi avistado a 14/11, às 23h45, em Fontanelas, Sintra. Foi solta de seguida”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma aranha Zoropsis sp.
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, investigador do CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos).
Não consigo identificar a aranha com uma certeza razoável com base nas fotos disponíveis. Talvez com uma foto de frente que mostre os olhos da aranha ou uma foto que mostre o dorso da mesma.
Ainda assim, tendo em conta o seu tamanho, e a sua capacidade para se segurar na parede de vidro do frasco, suspeito de que se trate de uma macho de Zoropsis.
E a maior das duas espécies conhecidas em Portugal continental é Zoropsis spinimana, a aranha-dos-troncos-grande.
Estas aranhas são grandes e, pelos vistos, existem relatos de mordeduras por esta espécie, que é de grandes dimensões e pode defender-se quando encurralada.
De qualquer forma as mordeduras parecem ter apenas efeitos moderados.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.