O leitor Ruben Ponte encontrou esta aranha em Outubro na ilha de São Miguel, nos Açores, e quis saber qual a espécie a que pertence. Paulo Borges responde.
Trata-se de uma aranha-vespa (Argiope bruennichi).
Espécie identificada por: Paulo Borges, docente e investigador da Universidade dos Açores e investigador do Centro FCT cE3c- Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais.
A aranha-vespa é uma das maiores aranhas do nosso país.
As aranhas-vespa são assim chamadas por causa das suas cores amarela, preta e branca.
Podem ver-se de Junho a Novembro. Os machos são mais pequenos do que as fêmeas; eles medem cerca de um centímetro e elas podem chegar aos três centímetros.
“A teia desta aranha tem um zig-zag de seda que ainda hoje intriga os cientistas”, explicou anteriormente à Wilder o perito Sérgio Henriques. “Esta estrutura foi chamada de stabilementum porque se pensava que estabilizava a teia. Hoje pensa-se que serve para avisar as aves e evitar colisões. É tão eficaz que há investigação para imitar a teia e reduzir colisões de aves contra estruturas.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.