O leitor Ernesto Pavão encontrou uma aranha em Cachão, Mirandela, a 9 de Junho, e pediu para saber a espécie. Pedro Sousa responde.
“Mais uma vez recorro aos vossos prestimosos serviços, desta vez para pedir a identificação da aranha em anexo, que encontrei no quintal no dia 09-06-2023, na localidade de Cachão, concelho de Mirandela, e que tem o abdómen com uma forma curiosa. Muito obrigado pela vossa colaboração e pelo vosso excelente trabalho”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma aranha do género Tmarus sp.
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
Esta aranha pertence ao género Tmarus, que são aranhas da família Thomisidae (ou aranhas-caranguejo).
Existem algumas espécies deste género em Portugal, sendo que duas delas têm aquele tipo de “tubérculo” proeminente na ponta do opistossoma (abdómen).
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
- Cobras
- Plantas silvestres
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.