Que espécie é esta: aranha-saltadora-argelina

O leitor Ernesto Pavão fotografou esta aranha a 3 de Maio em Cachão, Mirandela, e pediu ajuda na identificação. Pedro Sousa responde.

“Mais uma vez recorro ao vosso conhecimento, desta vez para solicitar a identificação do pequeno aracnídeo da foto anexa. Esta aranha foi fotografada dia 03 de maio de 2024, no exterior da minha habitação, localidade de Cachão, concelho de Mirandela e mede cerca de 5 (cinco) milímetros”, escreveu o leitor à Wilder.

Trata-se de uma aranha-saltadora-argelina (Cyrba algerina).

Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.

A espécie da fotografia é uma Cyrba algerina. Trata-se de aranha que pertence à família das aranhas-saltadoras (Salticidade).

Esta espécie prefere locais quentes e solarengos e é frequente encontrá-la em afloramentos rochosos expostos ao Sol.

O exemplar da foto é um belo macho exibindo as suas cores vivas. As fêmeas têm cores menos exuberantes, como podem observar aqui.

Os hábitos alimentares peculiares desta espécie foram já objeto de estudo, tendo sido descoberto que preferem alimentar-se de outras aranhas que constroem teias orbiculares. Apenas se a aranha tiver passado muito tempo sem se alimentar tentará comer outros invertebrados também.

E como conseguem estas aranhas capturar a sua presa preferida? Elas enganam as aranhas que estão na sua teia à espera de uma presa, fazendo movimentos na teia que imitam o que a presa faria, assim enganando a aranha e atraindo-a até junto de si, capturando-a de seguida. 


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.