O leitor Nuno Martins encontrou esta aranha a 11 de Fevereiro em Aldeia de Paio Pires, Seixal, e pediu ajuda na identificação. Pedro Sousa responde.
“O meu nome é Nuno Martins. Lembrei-me de vos enviar uma foto de uma espécie que tenho guardada no telemóvel e que não consigo identificar. Apareceu no meu quintal em casa, em Aldeia de Paio Pires, cidade Seixal, perto da Siderúrgica Nacional”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma aranha Micrommata sp.
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
Esta aranha verde, e são sempre muito bonitas, pertence ao género Micrommata.
Existem duas espécies em Portugal, Micrommata ligurina e Micrommata virescens, e com base apenas na foto não consigo perceber com certeza de qual se trata.
As Micrommata são aranhas muito ágeis, que costumam deslocar-se por entre a vegetação rasteira.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.