O leitor Sérgio Caldeira enviou-nos esta foto de aranha vista a 7 de Novembro de 2019 em São Francisco, Alcochete, e quis saber a que espécie pertence. Sérgio Henriques responde.
Sérgio Caldeira encontrou a aranha no interior da antiga escola primária de São Francisco em Alcochete. “Fiquei surpreendido pelo tamanho. Estava letárgica, talvez devido à temperatura relativamente baixa. Retirei-a com extremo cuidado para o jardim num local ao sol. Podem ajudar a identificar? É nativa ou exótica?”
Trata-se de uma aranha-lobo-radiada (Hogna radiata)
Espécie identificada por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.
Esta é uma espécie bem nativa de aranha-lobo, originalmente chamada de Tarântula.
Neste caso parece ser uma fêmea de Hogna radiata. Esta espécie ocorre no Sul da Europa, Norte de África e Ásia Central.
Caça pequenos insectos e pode viver em florestas, parques e zonas de vegetação.
[divider type=”thick”]Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.