A leitora Isabel Labaredas encontrou esta aranha a 1 de Setembro em Coruche, e pediu ajuda na identificação. Sérgio Henriques responde.
“Encontrei esta aranha e fiquei muito curiosa em saber o que é aquela bola branca, para além da espécie, claro”, escreveu Isabel Labaredas à Wilder.
A aranha foi encontrada na Varejola, freguesia do Couço, concelho de Coruche, a 1 de Setembro.
Tratar-se-á de uma aranha-lobo (Lycosa).
Espécie identificada e texto por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.
Parece ser uma fêmea de Lycosa, mas poderá ser outro tipo de aranha-lobo, como o género Hogna. Mas por estas fotos é difícil de dizer com certeza.
O que é seguro de dizer é que esta fêmea deu à luz recentemente e está agora a transportar o futuro da sua espécie debaixo do seu ventre.
Este comportamento de prender o saco de ovos com seda desta maneira é característico deste grupo e assim que as crias estiverem prontas a eclodir dos seus ovos, a mãe vai abrir o saco de ovos e as pequenas crias trepam para a seguranca das suas costas. Algo que também é característico dos cuidados maternais deste grupo de espécie.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.
Já que está aqui…
Apoie o projecto de jornalismo de natureza da Wilder com o calendário para 2021 dedicado às aves selvagens dos nossos jardins.
Com a ajuda das ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá identificar as aves mais comuns nos jardins portugueses. O calendário Wilder de 2021 tem assinalados os dias mais importantes para a natureza e biodiversidade, em Portugal e no mundo. É impresso na vila da Benedita, no centro do país, em papel reciclado.
Marco Nunes Correia é ilustrador científico, especializado no desenho de aves. Tem em mãos dois guias de aves selvagens e é professor de desenho e ilustração.
O calendário pode ser encomendado aqui.