Que espécie é esta: aranha-lobo

27.08.2024

A leitora Eliana Abreu encontrou esta aranha no seu jardim em Vila Nova de Milfontes a 6 de Agosto e pediu ajuda na identificação. Pedro Sousa responde.

“Podem ajudar-me na identificação desta espécie de aranha que encontrei na piscina do meu jardim, em Vila Nova de Milfontes, a 6/8/2024?”, perguntou a leitora à Wilder. 

Trata-se da aranha-lobo Lycosa hispanica.

Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.

Essa é uma aranha espetacular da nossa fauna e, possivelmente, a maior das nossas aranhas-lobo (Lycosidae). É uma Lycosa hispanica.

É possivelmente um macho que estaria em dispersão em busca de fêmeas quando caiu na piscina, um destino infelizmente comum a muitas aranhas e outros animais.

Infelizmente os pedipalpos não estão absolutamente claros em nenhuma das fotos. As fêmeas permanecem nas suas tocas características, apenas mudarão de lugar se existir algum fator externo.

As patas aneladas de preto e branco (cores de aviso) são usadas por estas aranhas para avisar potenciais predadores, incluindo seres humanos. Quando ameaçadas, as aranhas levantam as patas, exibindo-as de forma ameaçadora.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss