A leitora Andreia Marques encontrou esta aranha em Évora a 18 de Abril e pediu ajuda na identificação. Pedro Sousa responde.
“Poderiam por favor ajudar-me a identificar esta espécie? Espero que a foto ajude. Foi tirada a 18 de Abril de 2022, dentro do meu sótão, em Évora. Desculpem, sei que não é a melhor foto, mas ela era muito rápida”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma aranha do género Neottiura.
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, investigador do CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos).
É um macho adulto de Neottiura. São aranhas que pertencem à família Theridiidae. As aranhas desta família são muito comuns, normalmente pequenas e de várias formas e formatos.
Estas aranhas constroem teias de formato irregular.
Há três espécies conhecidas deste género em Portugal. Não consigo determinar a espécie particular presente na foto. Mas deve ser uma destas duas: Neottiura uncinata ou Neottiura curvimana.
Os machos adultos de Neottiura têm pedipalpos proporcionalmente muito grandes para o tamanho do corpo (há mais aranhas com esta caraterística), o que lhes pode dar um aspecto estranho.
Durante a época reprodutora é normal os machos deambularem à procura de fêmeas e, provavelmente, deve ser essa a razão para a ter encontrado no sótão, dado que não é uma espécie de aranha que associo normalmente ao interior das casas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.