A leitora Maria Godinho Nascimento fotografou esta aranha em Junho de 2014 na praia de Santa Cruz, Torres Vedras, e quis saber a que espécie pertence. Sérgio Henriques responde.
“Esta aranha foi habitante do meu jardim. Encontrei depois uma ou outra semelhantes, mas muito mais pequenas. Esta era de longe a maior”, contou Maria Godinho Nascimento à Wilder.
“Aqui na zona há imensas aranhas, dentro de casa, fora de casa.”
Trata-se de uma aranha-de-cruz (Araneu diadematus).
Espécie identificada e texto por: Sérgio Henriques, líder do grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e especialista da Sociedade Zoológica de Londres.
A aranha que a leitora fotografou é uma fêmea. Segundo o site Naturdata, as fêmeas podem medir entre 12 a 17 milímetros, sendo maiores do que os machos (5 a 10 milímetros).
A espécie atinge a maturidade por esta altura do ano.
Estas aranhas vivem em zonas com arbustos e árvores e alimentam-se de vários insectos, como moscas, vespas, abelhas ou borboletas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.