O leitor João Oliveira fotografou esta aranha a 1 de Outubro na Amadora, Lisboa, e quis saber a que espécie pertence. Pedro Sousa responde.
“Envio mensagem da Amadora, Lisboa, e por volta das 23h, encontrei esta aranha no quarto da minha filha, atrás de uma porta. Infelizmente tive de a matar, pois a menina tem muito medo de aranhas, e agora está preocupada e não consegue dormir. Será que esta espécie é perigosa?”, perguntou o leitor à Wilder.
Tratar-se-á de uma aranha-de-casa (Tegenaria sp.).
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
Como as fotos não têm grande qualidade, não é possível fazer uma identificação final.
Mas pelo que se vê nas fotos, e pelo comportamento descrito, trata-se quase de certeza de um aranha do género Tegenaria ou Eratigena.
As aranhas destes dois géneros são muito semelhantes e algumas delas podem viver dentro de habitações humanas.
São aranhas comuns por exemplo em caves ou muros, onde fazem teias em forma de triângulo horizontais, construindo uma espécie de lençol de seda não pegajosa. Quando alguma presa aí caí, a aranha sente essa vibração, sai do seu abrigo circular na ponta da teia, caminha rapidamente por sobre esse “lençol” e captura a presa.
É ainda bastante provável que se trate de um macho que esteja em dispersão à procura de fêmeas adultas para acasalar.
Pela minha experiência, estas aranhas, apesar do seu tamanho por vezes considerável, não são agressivas e preferem fugir quando encontradas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.