O leitor Diogo Valença fotografou esta aranha no Algar Seco, Carvoeiro (Algarve), no Verão e pediu para saber a espécie. Pedro Sousa responde.
“Como amante de bichos/natureza/fotografia, acabo por encontrar algumas espécies que gostava de saber identificar. Esta aranha em questão foi fotografada no Algar Seco, Carvoeiro (Algarve), e nunca tinha visto nenhuma semelhante por aqui. Seguem as fotos; é sempre o mesmo exemplar, fotografado em alturas diferentes do dia”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma aranha corcunda-dos-citrinos (Cyrtophora citricola).
Espécie identificada por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
“Esta aranha é fácil de identificar, é uma Cyrtophora citricola“, respondeu Pedro Sousa. “Esta espécie tem uma distribuição global, não sendo claro se é nativa da Península Ibérica ou não.”
Segundo o portal Naturdata, esta é uma aranha com a carapaça castanha escura, coberta de pêlos brancos. “Constrói uma teia circular horizontal, com uma malha muito regular e característica e com mais de 100 raios”, descreve o Naturdata, referindo ainda que “a aranha está sempre em posição invertida na teia”.
As fêmeas são maiores que os machos, medindo aquelas entre 8 e 15 milímetros; os machos medem entre 2 a 4 milímetros.
Quando chega a meio do Verão, as fêmeas constroem várias ootecas alinhadas verticalmente e morrem no final da estação ou no início do Outono, ainda segundo o Naturdata. “Os ovos eclodem ainda durante o tempo quente e a finais do Verão dá-se a dispersão. Mantêm-se como imaturos durante todo o Outono e Inverno.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.