A leitora Cristina Conde fotografou esta aranha a 3 de Outubro na Mata de Leiria e pediu para saber qual a espécie. Pedro Sousa responde.
“É a cesteira dos matos?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de uma aranha-cesteira-dos-prados (Argiope lobata).
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
A aranha em causa é uma Argiope lobata, ou aranha-cesteira-dos-matos, sim. É a única aranha com esse aspecto geral que temos em Portugal.
Mas a sua coloração com bandas escuras tão marcadas é para mim incomum, pois muitas vezes a parte superior do abdómen é completamente prateada.
Mas a coloração em bandas mais ou menos marcadas pode acontecer.
Os machos são mais pequenos do que as fêmeas e, por vezes, podem ser encontrados a viver nas imediações da teia da fêmea.
Não é perigosa para o ser humano e alimenta-se de insectos que caiam na sua teia, no centro da qual é normalmente encontrada.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.