A leitora Teresa Patrício fotografou esta planta em Maio em Várzea de Cacela e quis saber a que espécie pertence. Carine Azevedo responde.
“Cenoura-brava ou Cicuta, eis a questão. Encontrada no Jardim representativo da flora do Algarve, Várzea de Cacela, em Maio de 2023”, escreveu a leitora à Wilder.
Tratar-se-á de um âmio-vulgar ou âmio-maior (Ammi majus).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
Não me parece que se trate de nenhuma das duas espécies sugeridas. Diria que é um âmio-vulgar ou âmio-maior (Ammi majus) que, como qualquer uma das duas espécies sugeridas pela leitora, é uma Apiaceae.
O âmio-vulgar é uma espécie nativa que ocorre naturalmente em todo o território nacional, incluindo no arquipélago da Madeira. Também pode ser vista no arquipélago dos Açores, onde terá sido introduzida no passado.
É uma planta anual, muito variável no porte, podendo atingir entre 20 a 100 centímetros de altura. As folhas são verde-escuras, compostas e possuem uma margem muito serrada. A floração ocorre durante os meses da primavera e de verão e as flores surgem em umbelas e são brancas.
A família Apiaceae é composta por mais de 3.500 espécies, existindo em Portugal cerca de 100, algumas muito semelhantes entre si, o que traz, por vezes, muitas dificuldades para a identificação das espécies, sendo necessário realizar uma observação cuidadosa de todos os elementos morfológicos para proceder a uma identificação correta.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.