PUB

Que espécie é esta: abelhão-comum

06.01.2025

O leitor Armando fotografou este abelhão em Odivelas, Lisboa, em Dezembro e quis saber a que espécie pertence. Albano Soares responde.

“Vivo em Odivelas, distrito de Lisboa, e no último mês notei um grande frenesim num canto do meu telheiro do quintal. É um entra e sai de abelhas constante. Tirei uma foto para as tentar identificar com receio que fossem vespas-asiáticas. Conseguem ajudar-me?”, perguntou o leitor à Wilder.

Trata-se de um abelhão comum (Bombus terrestris).

Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da BiodiversidadeTagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

“É apenas um abelhão comum (Bombus terrestris). São inofensivos, raramente picam, mesmo quando incomodados”, respondeu Albano Soares.

Esta é uma das espécies de abelhões que podemos observar em Portugal e pode ser identificado pelas duas faixas amarelas vistosas e pelos pelinhos brancos que apresentam na extremidade. Os abelhões fazem parte do grupo das abelhas e vivem em colónias. São também importantes polinizadores.

As rainhas emergem no fim do Inverno e começam a fundar novas colónias de abelhões utilizando para isso buracos no subsolo, muitas vezes tocas de roedores abandonadas. Para isso, precisam de energia em abundância, pelo que podemos vê-las a alimentar-se de néctar nas flores, tendo particular preferência pelas flores da borragem. Quando já têm obreiras suficientes na colónia, são estas que passam a desempenhar esse papel.

Os abelhões-comuns estão muito ativos durante a manhã e final da tarde, evitando as horas de maior calor. São muitos os locais onde podemos ver esta espécie.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss