O leitor João Luís Aldo de Araújo fotografou este insecto em Angra do Heroísmo, Açores, a 14 de Maio e quis saber a espécie. Albano Soares responde.
“Começou por me parecer uma formiga com asas, pelo tamanho, e parecia toda preta a olho nu. Depois ainda pensei numa mosca-formiga. Mas já a observar no computador fiquei na dúvida entre abelha ou vespa… Se é uma destas hipóteses, nunca as imaginei tão pequenas”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma abelha-solitária (Lasioglossum malachurum).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“É uma abelha :-). Um Lasioglossum, quase certamente uma fêmea de Lasioglossum malachurum“, respondeu Albano Soares.
Estas são pequenas abelhas muito comuns e que facilmente podemos encontrar, especialmente na Primavera, quando há maior abundância de flores das quais se alimentam. Isto é especialmente importante para recuperarem forças depois do Inverno.
As abelhas-solitárias fazem ninhos de estrutura simples no solo e escondem as entradas com vegetação.
Alimentam-se de pólen de várias plantas e polinizam inúmeras espécies que usamos para a nossa alimentação ou para fabricar medicamentos.
Pode gostar de saber que temos Fichas de Campo Wilder sobre estas espécies:
- Bagas silvestres
- Plantas das dunas
- Orquídeas silvestres
- Borboletas diurnas
- Abelhas e abelhões
- Gafanhotos
- Aves de jardim
- Patos e gansos
- Aves marinhas
- Caracóis terrestres
- Lagartos e lagartixas
- Aranhas
- Cogumelos
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.