O Wiki Loves Earth, que se realiza em Julho, aceita imagens fotográficas de espaços naturais protegidos e de fauna e flora locais, anunciou a associação ligada ao Movimento Wikimedia, que inclui a Wikipédia e o Wikimedia Commons.
Este concurso anual é organizado em parceria com as congéneres da Wikimedia Portugal noutros países e pretende “despertar interesse pelas paisagens naturais e vida selvagem de todo o mundo”, adianta um comunicado da organização.
“Durante o mês de Julho, fotógrafos amadores e profissionais são convidados a compartilhar fotografias de natureza com uma licença livre, de maneira a que fiquem acessíveis em todos os projetos Wikimedia e possam ilustrar artigos enciclopédicos na Wikipédia, assim como outros fins educativos.”
Este ano, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, o concurso tem também um prémio especial global para a fotografia que melhor mostre o impacto das acções humanas no ambiente.
A primeira fase realiza-se a nível nacional, com a selecção das melhores imagens e a entrega de prémios aos classificados nos três primeiros lugares, todos com direito a ‘gift vouchers’ para material fotográfico e informático. Está prevista também uma menção especial para a melhor fotografia de uma espécie de fauna ou flora portuguesa. Os melhores de cada país passam depois à segunda fase do concurso.
“Pede-se aos concorrentes para respeitarem o habitat natural quando forem tirar as fotos”, apela a organização. No ano passado participaram 34 países, incluindo Portugal, que entrou no Wiki Loves Earth pela primeira vez em 2015, logo no ano a seguir à primeira edição internacional. Desde então, já entraram na corrida mais de 4.700 fotos tiradas em território português.
De acordo com a Wikimedia Portugal, as imagens a concurso devem ser submetidas de 1 a 31 de Julho mas “podem ter sido tiradas a qualquer momento, tanto no próprio mês de Julho, em meses ou anos anteriores.”
Saiba mais.
Para participar deve seguir as instruções no site Wiki Loves Earth, onde estão também detalhadas as mais de 450 áreas protegidas abrangidas por este evento.