Garranos na Peneda-Gerês. Foto: Norbertoe/Wiki Commons

Wiki Loves Earth desafia fotógrafos profissionais e amadores até ao final de junho

Paisagens, espécies selvagens e oceanos são as categorias deste concurso, que inicia agora a etapa nacional. Em 2024 estão envolvidos 47 países.

O objetivo deste concurso, que em Portugal se realiza anualmente desde 2018, é “despertar interesse pelas paisagens naturais de todo o mundo”, indica um comunicado sobre o concurso organizado pelo movimento Wikimedia, do qual faz parte a Wikipedia.

Durante o mês de junho, tanto fotógrafos profissionais como amadores podem partilhar as suas fotografias de natureza com uma licença livre, ficando dessa forma as imagens acessíveis em todos os projetos Wikimedia.

O concurso realiza-se em duas etapas. A primeira, agora em junho, termina com a seleção dos vencedores a nível nacional e com a atribuição dos prémios. Segue-se a fase internacional, na qual concorrem as melhores imagens de cada país.

A primeira edição do Wiki Loves Earth realizou-se em 2013 na Ucrânia e logo no ano seguinte o concurso tornou-se internacional. Portugal entrou pela primeira vez nesta competição em 2015, tendo passado a participar todos os anos em 2018. Este ano, entram na competição um total de 47 países.

Cada concorrente pode submeter quantas fotografias quiser, desde que respeite as regras do concurso – relativo às áreas naturais protegidas – e também as do Wikimedia Commons. Todas as imagens devem ser propriedade dos participantes e devem ser licenciadas sob uma licença livre e podem ter sido tiradas em qualquer momento.

“Praia do Abano at Sunset”, vencedora da categoria Paisagem na etapa internacional, no início de 2022. Foto: Luís Afonso

Na edição de 2024, além da categoria geral Paisagem, será atribuído também um prémio na categoria especial “Vida Selvagem”, e uma menção honrosa na categoria especial “Oceanos” destinada a fotos de vida e habitats marinhos, em colaboração  com o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental. De todas as imagens a concurso, no máximo 15 imagens vão passar à fase final, competindo com os vencedores nacionais de outros países.

As imagens vão ser analisadas por um júri em agosto. No final do mês, os vencedores serão anunciados. 


Saiba mais.

Recorde aqui as histórias de três fotografias vencedoras da etapa nacional do Wiki Loves Earth, na edição de 2023. O fotógrafo Luís Afonso venceu a etapa internacional com um primeiro lugar na categoria Paisagem, em 2022.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.