Todas as sextas-feiras chega à Wilder um novo peixe marinho, criado pelo biólogo e ilustrador naturalista Pedro Salgado, dando forma a um catálogo ilustrado de espécies fascinantes.
Nome comum: Robalo
Nome científico: Dicentrarchus labrax
Técnica usada: aguarela
Data de criação: Guia dos Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental — Sociedade Ibérica de Ictiologia (2021)
Dimensão: 40 x 60 aproximadamente
Mais sobre esta espécie: O robalo, espécie da família Moronidae de tons acinzentados, é um peixe comum nas águas do Mediterrâneo, no mar Negro e no Atlântico Nordeste. Vive em águas costeiras, até uma profundidade de 100 metros (normalmente no inverno), e em águas salobras de estuários e lagoas costeiras (no verão), podendo, ocasionalmente, ser encontrado em rios.
Os juvenis são gregários, especialmente durante as migrações sazonais, formando cardumes. Os adultos são menos gregários.
O robalo é um predador voraz, alimentando-se de crustáceos, moluscos e peixes.
No Mediterrâneo, os robalos atingem a maturidade sexual aos três anos, no caso dos machos, e aos quatro anos, no caso das fêmeas; no Atlântico, a maturidade sexual é atingida aos quatro e aos sete anos, respetivamente.
Saiba mais aqui sobre a série “Peixe da Semana”.