Parque Natural Montesinho. Foto: ICNF

Parque Natural de Montesinho faz 45 anos e convida-o a ir conhecer a sua fauna e flora

28.08.2024

O Parque Natural de Montesinho, área protegida criada a 30 de Agosto de 1979, organiza um dia aberto e actividades para explorar a fauna e a flora do parque e inaugura um Centro Interpretativo, segundo o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Para assinalar o 45º aniversário do Parque Natural, será organizado, durante a tarde de dia 30 de Agosto, uma sexta-feira, um dia aberto onde os participantes poderão explorar a fauna e a flora, património natural e cultural da zona raiana e ainda participar na inauguração do Centro Interpretativo do Parque Natural de Montesinho.

O programa das atividades arranca às 14h40 na Escola Primária de Vilarinho de Cova de Lua com a apresentação dos projetos “Montesinho para todos” – que pretende melhorar as condições de visita, atratividade e dinamização de percursos pedestres no parque, através de meios físicos e digitais – e o projeto “Experienciar Montesinho”, com o qual se desenvolveu uma app do Parque Natural de Montesinho para facilitar a partilha e promoção de locais de maior atratividade junto de diferentes públicos-alvo.

De seguida, às 16h00, será apresentada a experiência “Carvalhos do Parque”, junto ao Parque de Campismo Sobre Águas, conduzida por Carlos Aguiar, e às 16h45 a “Fauna do Parque”, no cruzamento Montesinho-Lama Grande, por Paulo Cortez.

No final da tarde, às 17h15, será inaugurado o Centro Interpretativo do Parque Natural de Montesinho e os participantes poderão assistir à libertação de uma ave em recuperação.

O dia termina com um lanche na Casa do Povo da aldeia de Montesinho.

O Parque Natural de Montesinho foi classificado como área protegida, através do Decreto-Lei n.o 355/79, de 30 de agosto, devido à “grande diversidade geológica e climática da região, com uma flora muito variada, com carvalhais, soutos, sardoais, bosques ripícolas, giestais, urzais, estevais, lameiros”, lembra o ICNF.

“Em termos faunísticos, observa-se uma elevada multiplicidade biológica, resultante da abundância de habitats que ocorrem nesta área de montanha. São mais de 110 espécies de aves nidificantes, destacando-se aves de rapina, como a águia-real. É de destacar, também, a presença do lobo-ibérico Canis lupus signatus. Estão referenciadas para o Parque Natural de Montesinho 70% das espécies de mamíferos terrestres que ocorrem em Portugal, apresentando cerca de 10% destas espécies com estatuto de ameaça no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.”

O Parque Natural de Montesinho situa-se no Alto Nordeste transmontano, abarcando a parte setentrional dos concelhos de Bragança e Vinhais, fazendo fronteira a nascente, norte e poente com Espanha.