Criado pela Organização Europeia de Ciência das Plantas, este dia celebra o facto de as plantas serem tão fascinantes.
O objectivo deste dia, que se celebra habitualmente de dois em dois anos, a 18 de Maio, é “despertar o maior número possível de pessoas para o mundo verdadeiramente fascinante das plantas, chamando a atenção para a importância do seu estudo”, explica o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, da Universidade Nova (ITQB NOVA), uma das entidades que coordenam os eventos em Portugal.
Fique a conhecer algumas das muitas actividades agendadas para festejar o Dia Internacional do Fascínio das Plantas, incluindo muitas iniciativas realizadas em modo virtual, e por isso acessíveis a partir de qualquer lugar, e também passeios a que vale a pena juntar-se:
1. Webinar “Conhecer e explorar as plantas de Portugal”
Nesta apresentação online, realizada às 11h00 através do YouTube, dois investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Patrícia Tiago e Sergio Chozas, dão a conhecer o primeiro Bioblitz Flora de Portugal. Esta iniciativa está agendada para o próximo fim-de-semana, 22 e 23 de Maio, e todos os interessados podem participar.
2. Passeio botânico com Fernanda Botelho
Neste passeio, a especialista Fernanda Botelho apresenta as ervas silvestres, comestíveis e terapêuticas das Salinas de Rio Maior. O passeio está agendado para esta terça-feira, dia 18, no Dia Internacional do Fascínio das Plantas, custa 15 euros, e o ponto de encontro são as salinas, às 15h00. Os interessados podem inscrever-se através do email [email protected].
3. Exposição sobre as Solanáceas numa galeria virtual
A família botânica Solanaceae é composta por quase 3.000 espécies de plantas, incluindo espécies muito conhecidas como o tomateiro, a batateira e a planta do tabaco, e outras belas mas venenosas, como a beladona. Na galeria virtual SolanArt, pode admirar ilustrações de 10 espécies de solanáceas e ficar também a conhecer melhor cada uma destas plantas, presentes nas floras portuguesa e brasileira. Este projecto tem como autoras Ana Clara Cavalcante e Ana Margarida Oliveira, alunas da Licenciatura em Biologia Aplicada e colaboradoras do projeto STOL-Science Through Our Lives, projeto de Comunicação de Ciência do Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho. Fique a conhecer aqui outras acções agendadas pela Universidade do Minho para o Dia Internacional do Fascínio das Plantas.
4. Workshop de ilustração científica “Rabiscos em Casa”
Esta oficina online, realizada por Luísa Crisóstomo, realiza-se esta terça-feira entre as 14h e as 15h e está aberta a todos os interessados em desenharem as plantas que encontram. Numa aula virtual em directo, vão ser partilhadas as ferramentas necessárias para a observação e desenho dos pormenores fascinantes de diferentes espécies. Esta acção é organizada pelo ITQB NOVA e GREEN-IT, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras. O registo é gratuito mas os lugares são limitados.
5. Passeio na Estação Agronómica Nacional
Se quiser descobrir a flora da Estação Agronómica Nacional, numa actividade presencial, pode juntar-se a um passeio guiado por Ana Fortunato, investigadora do ITQB NOVA e do GREEN- IT. A actividade tem um número muito limitado de vaga e é um pré-evento da Noite Europeia dos Investigadores – Reggae. Inscreva-se aqui.
6. A importância da investigação nas plantas
Paula Duque, investigadora principal do Instituto Gulbenkian da Ciência, explica num pequeno vídeo, através do Youtube, a importância da investigação científica em plantas. Esta iniciativa recorre a tecnologia 3D, o que permite a quem assiste explorar uma câmara de crescimento de plantas movendo a imagem em qualquer direcção. Para os mais novos, estão disponíveis outros dois vídeos da série Cientistas em Casa (aqui e aqui), que os desafiam a fazer experiências em casa descobrirem que condições são necessárias para o crescimento das plantas.
7. Visita virtual à Estufa Fria de Lisboa
Neste passeio virtual pela Estufa Fria de Lisboa, ao longo de meia hora é possível ficar a conhecer a história e a variedade deste jardim escondido que alberga numerosas plantas, divididas em três ambientes distintos: estufa fria, estufa quente e estufa doce, com cerca de 300 espécies de diferentes continentes. Pode ver aqui o vídeo.
8. Kits científicos, livros e um passeio virtual no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Esta terça-feira das 16h00 às 19h00 vão ser distribuídos, no quiosque do Terraço Júlio Henriques, 60 kits Colecionar da coleção “Vamos Semear Ciência!”, que desafiam as famílias a descobrir as plantas e as sementes que as rodeiam. Para os adultos, estarão disponíveis 60 livros “No jardim há histórias sem fim”, que dão a conhecer melhor o Jardim Botânico.
Mas não só. Num passeio virtual pela Estufa Tropical do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), é possível ficar a conhecer orquídeas, carnívoras e muitas outras plantas tropicais. Basta ir ao Facebook ou ao site do JBUC.
9. Debate “Será que os alimentos que comemos vêm realmente da natureza?”
Este debate moderado pelo jornalista Luís Ribeiro vai juntar especialistas em diferentes áreas ligadas à alimentação, como a nutrição, a agricultura, gastronomia e pesquisa. Vai ser possível assistir esta terça-feira em directo às 18h00, juntando-se através da plataforma Zoom.
Saiba mais.
Fique a conhecer aqui estas e outras actividades do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, em Portugal. E também outras acções programadas um pouco por todo o mundo.