Banner

Nasceram seis veados de espécie Em Perigo no Zoo de Lisboa

23.11.2020

Na antecipação da época natalícia, o Jardim Zoológico de Lisboa anunciou o nascimento de seis veados-da-Birmânia, uma espécie Em Perigo de extinção, e várias surpresas para celebrar o Natal.

Os seis pequenos veados-da-birmânia (Rucervus eldii thamin), três machos e três fêmeas, nasceram em Outubro no Jardim Zoológico de Lisboa e vieram “trazer esperança a uma espécie em declínio”, segundo um comunicado enviado à Wilder.

Foto: Jardim Zoológico de Lisboa

Classificado como Em Perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), o veado-da-birmânia está ameaçado, sobretudo, “pela perda do habitat de floresta no centro do Myanmar e pela caça para a obtenção das suas hastes como troféu”.

“Estas hastes não são mais do que extensões do crânio que atingem o seu auge por altura da primavera e servem para que os machos possam impor a sua dominância na luta pelas fêmeas na época de acasalamento. Estas estruturas ósseas cobertas por pelo, acabam por cair no fim da época reprodutiva, coincidente com esta altura do ano”, explica o Zoo de Lisboa.

Mas os nascimentos não se ficaram por aqui.

Na mesma instalação dos veados-da-birmânia habitam os áxis (Axis axis axis), pequenos cervídeos asiáticos que registaram também três nascimentos.

Foto: Jardim Zoológico de Lisboa

Esta é uma espécie classificada como Pouco Preocupante pela UICN. No entanto, “a sua sobrevivência depende de um frágil equilíbrio estabelecido com as comunidades locais, assim como da existência de áreas protegidas no seu habitat”.

Actualmente vivem no Jardim Zoológico cerca de 2.000 animais de 300 espécies diferentes.

Para celebrar o Natal, a instituição oferece um desconto de 15% ao adquirir bilhetes online até ao dia 31 de dezembro. Estes bilhetes, apesar de adquiridos em 2020, poderão ser utilizados até ao dia 31 de Maio de 2021.

Além disso, a 21 de Novembro o Jardim Zoológico lançou um conjunto de diretos com o Biólogo, a partir do canal de YouTube oficial do parque. O objectivo é falar de espécies fascinantes que habitam o nosso planeta, desde África à Ásia, passando pela América e Oceânia.

Para breve estão prometidas mais surpresas, a serem desvendadas no site do Zoo.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.

Don't Miss