Entre os próximos dias 10 e 13, realiza-se a sétima edição do ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair. Está previsto um programa variado, dirigido a diferentes públicos e idades.
Ao longo do fim-de-semana, de 12 a 13 de abril, haverá vários passeios de moliceiro na ria de Aveiro (com um número de vagas limitado) e voos cativos em balão de ar quente (por ordem de chegada no domingo dia 13, de manhã), além de outras saídas de campo que dão a conhecer a biodiversidade do Baixo Vouga Lagunar e a paisagem desta zona húmida protegida.
Mas há muito mais. João Cosme, fotógrafo e realizador de natureza e vida selvagem, é o autor da fotografia de picapau-malhado-grande (Dendrocopos major) que encabeça o cartaz desta edição. É também um dos convidados desta edição, com um workshop dedicado à fotografia e a exibição do seu último filme, “Côa Mais Selvagem” (sábado, dia 12, à noite).
Tanto sábado como domingo, haverá também palestras e oficinas de outros convidados de renome, incluindo Hannah Stitfall (videógrafa de vida selvagem, apresentadora, produtora e realizadora de documentários de vida selvagem), Alejandra Rendón (fotógrafa de vida selvagem e storyteller) e Ash Bhrdwaj (jornalista premiado, autor e apresentador), mas também da ilustradora Ana Botelho e do biólogo Victor Bandeira, assim como da SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, GAOP – Grupo de Anilhagem e Ornitologia do Porto e da UVS – Unidade de Vida Selvagem da Universidade de Aveiro.
Previstas estão ainda oficinas da Estação Viva (criação de uma ‘pinhole’ e cianotipia com elementos naturais) e a apresentação do livro infantil “O Meu Primeiro Livro de Aves”, com a presença dos autores Ana Amaral e Gonçalo Elias e da ilustradora Ana Botelho.
Quem decidir juntar-se à ObservaRia ainda nos primeiros dias, quinta-feira dia 10 e sexta-feira dia 11, terá também diferentes atividades previstas. Quinta de manhã, a feira arranca com a devolução de uma ave selvagem à natureza, recuperada no centro de recuperação de fauna selvagem CERVAS, e resto do dia é dedicado aos miúdos.
Já na sexta-feira, o dia será preenchido com palestras sobre soluções baseadas na natureza, apresentadas vários especialistas, e a realização de oficinas dedicadas ao mesmo tema durante a tarde. Tanto as palestras como os workshops têm acreditação para educadores de infância e professores do ensino básico e secundário.
Entre quinta-feira e domingo, todas as ações incluídas no ObservaRia serão gratuitas ou a preço simbólico, mas com um número limitado de vagas. Quem desejar participar é melhor apressar-se, lendo o programa e fazendo a inscrição online, aqui.