A leitora Maria João Lemos encontrou este animal em Mora, Alentejo, a 30 de Março e pediu ajuda na identificação. José Manuel Grosso-Silva responde.
“Fotografei este insecto na zona de Mora, Alentejo. Gostaria de conhecer a sua identificação”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se do arrebenta-bois-ibérico (Physomeloe corallifer).
Espécie identificada por: José Manuel Grosso-Silva, responsável pelas colecções entomológicas do Museu de História Natural e da Ciência (Universidade do Porto).
“É um meloídeo Physomeloe corallifer“, respondeu José Manuel Grosso-Silva.
Este é um escaravelho da família Meloidae, endémico da Península Ibérica e bastante abundante no planalto central.
Como todos os arrebenta-bois (escaravelhos pertencentes aos géneros Meloee Physomeloe) é fácil de identificar por ter os élitros – nome dado às asas anteriores muito duras de todos os escaravelhos – muito curtos, cubrindo no máximo um terço do volumoso abdómen.
A espécie distingue-se pelos quatro adornos vermelhos a lembrar um coral que têm no pronoto – espécie de “pescoço” que corresponde ao primeiro segmento do tórax visto de cima.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.