PUB

Que espécie é esta: tritão-marmoreado

17.03.2025

A leitora Fátima Pereira fotografou um anfíbio no Jardim Botânico do Porto a 23 de Abril de 2024 e pediu para saber a espécie. Rui Rebelo responde.

“Fotografei este anfíbio no Jardim Botânico do Porto. Gostaria que me ajudasse a identificar a espécie”, escreveu a leitora à Wilder.

Trata-se de um tritão-marmoreado (Triturus marmoratus).

Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

Este é um tritão-marmoreado, Triturus marmoratus, na sua fase terrestre (com pele “seca” e crista dorsal pouco desenvolvida).

Em Abril este macho já devia estar nos charcos ou tanques – os locais onde se reproduzem e onde a pele muda de aspecto. Este ter-se-á atrasado.

O tritão-marmoreado só se reproduz na primavera. No inverno está em terra, levando uma vida muito semelhante à da salamandra – ativo apenas de noite, alimentando-se de invertebrados no solo das florestas.


Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.

Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.

Don't Miss