O leitor Luís Fernandes fotografou esta vespa em Gondomar a 8 de Fevereiro e quis saber qual a espécie. Albano Soares responde.
“Parabéns pelo vosso trabalho na identificação das espécies! Há dois dias apareceram 2 vespas no meu quarto iguais às da foto. Hoje (8 de Fevereiro) já apareceram mais 5! Estive a pesquisar no vosso site e parece que se tratam de vespas do papel. É possível que tenha ninho dentro de casa? É possível que tenham feito ninho no teto falso, por exemplo? O que posso fazer para o erradicar já que tenho um recém nascido a dormir neste quarto?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se de uma vespa do papel (Polistes sp).
Espécie identificada por: Albano Soares, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
“Sim, é uma vespa-do-papel (Polistes sp.)”, respondeu Albano Soares.
Nesta altura do ano tem pouca actividade, por isso é a altura ideal para erradicar. Conhecemos uma pessoa que o faz, a Joana da Colmeias da Joana, mas também pode tentar, quando estiver frio, logo de manhã”, acrescentou.
A vespa do papel é uma espécie muito comum no nosso país. É uma espécie nativa.
Estas vespas são insectos sociais.
Se forem incomodadas podem atacar com uma ferroada dolorosa. Mas são, geralmente, inofensivas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.