A leitora Alice Milhais fotografou este sapo na Quinta do Pisão, Cascais, a 29 de Junho e pediu ajuda para saber a que espécie pertence. Rui Rebelo responde.
“A fotografia que tirei tem de ser aumentada para se visualizar a pequena rã que se confunde com a vegetação. A fotografia foi tirada dia 29/06/24 na quinta do Pisão em Cascais”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de um sapo-comum (Bufo spinosus).
Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Trata-se de um sapo comum, Bufo spinosus, mas recém-metamorfoseado. Completou a metamorfose nesta primavera e estará a começar a sua vida terrestre. Os adultos desta espécie são os maiores sapos que podem ser encontrados em Portugal, mas começam a vida terrestre muito pequenos.
Esta espécie reproduz-se em corpos de água permanente.
Esta é uma espécie “amiga do hortelão” pela quantidade de pragas das hortas que consome. A presença dele nas hortas é comum e bem vinda, porque alimenta-se preferencialmente de caracóis e lesmas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas. E compre as fichas de campo na nossa loja, com mais informação sobre diferentes grupos de animais, plantas e fungos.