O leitor João Granja fotografou um sapo no Sabugal a 15 de Junho e pediu ajuda para saber a que espécie pertence. Rui Rebelo responde.
“As fotos que envio em anexo foram tiradas junto ao lago da Barragem do Sabugal, no dia 15 de junho. Nunca na minha vida vi um sapo tão pequeno (1 a 2 cm). Será adulto ou tratar-se-á de um juvenil? Mas acima de tudo: Que espécie é esta?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se de um sapo-comum (Bufo spinosus).
Espécie identificada e texto por: Rui Rebelo, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Mais que um juvenil, é um recém-metamorfoseado – ou seja, um exemplar que acabou de completar a metamorfose e passar para terra. Os nossos dois Bufonídeos nativos têm recém-metamorfoseados com estes tamanhos.
Este é um sapo comum, Bufo spinosus. Ou seja, é mesmo um exemplar com muitos poucos dias de vida em terra. Que vai um dia crescer até se tornar no maior sapo da nossa fauna.
E esta espécie reproduz-se em corpos de água permanente; é bastante possível que este recém-metamorfoseado tenha vivido enquanto girino na barragem do Sabugal.
Esta é uma espécie “amiga do hortelão” pela quantidade de pragas das hortas que consome. A presença dele nas hortas é comum e bem vinda, porque alimenta-se preferencialmente de caracóis e lesmas.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas. E compre as fichas de campo na nossa loja, com mais informação sobre diferentes grupos de animais, plantas e fungos.