O leitor Marcos Gaspar Carreira fotografou esta flor a 13 de Maio em Pinhal Novo, Palmela, e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
“No dia 13 de maio em Pinhal Novo, Palmela, deparei-me com esta flor e não sei qual é”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um orquídea erva-abelha (Ophrys apifera Huds.)
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A orquídea Ophrys apifera Huds., também conhecida como erva-abelha, alpivre, pertence à família Orchidaceae. É uma espécie nativa do centro e sul da Europa, incluindo Portugal, norte de África e Médio Oriente.
Em Portugal, pode ser vista em pastagens, prados, clareiras de matagais e em bosques abertos, distribuída por todo o país.
A floração desta orquídea selvagem ocorre na primavera, entre os meses de abril e junho. As suas flores, com uma coloração variada que pode ir do rosa ao púrpura, com tons de amarelo e castanho, possuem um formato peculiar, semelhante a uma abelha.
A polinização desta planta é feita exclusivamente por abelhas Eucera nigrilabris, que são atraídas pelo odor e pela forma da flor, que imita a fêmea desta espécie.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.