O leitor João Paulo Girbal fotografou esta ave nos arrozais da Herdade de Montalvo, Alcácer do Sal, a 4 de Março e pediu ajuda na identificação. Gonçalo Elias responde.
“Ontem (4 de Março) vi vários indivíduos desta espécie nos arrozais da Herdade de Montalvo e gostaria de saber qual a espécie. Parece-me uma gaivota-de-bonaparte pois tem o bico preto mas gostava de ter a confirmação”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um guincho-comum (Chroicocephalus ridibundus).
Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.
“Não é uma gaivota-de-bonaparte e sim um guincho-comum Chroicocephalus ridibundus. A ave já está em muda para plumagem nupcial por isso é que tem o capuz escuro e o bico vermelho-escuro (pode parecer preto ao longe)”, explicou Gonçalo Elias.
Esta é uma gaivota relativamente pequena e muito abundante em Portugal.
A partir de Fevereiro ou Março, o guincho-comum torna-se mais atraente, quando os adultos vestem o seu capuz cor de chocolate, descreve o portal Aves de Portugal. É a sua plumagem nupcial.
“Pode formar bandos de centenas ou mesmo milhares de indivíduos e mistura-se frequentemente com outras espécies de gaivotas.”
“O guincho-comum ocorre em Portugal principalmente como invernante e pode ser observado sobretudo de Julho a Março (…). Como nidificante é claramente raro, havendo registos isolados de nidificação nos estuários do Mondego e do Sado.”
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.