A leitora Mariana Teixeira da Mota fotografou esta árvore em Setembro em Ponte de Lima e quis saber qual é a espécie. Carine Azevedo responde.
“Descobri esta árvore, com folha recortada e bagas encarnadas, em Ponte de Lima. Depois de pesquisar e com a ajuda de uma aplicação no telemóvel cheguei à conclusão que se trata de uma crataegus ribidophilla. Num artigo da vosso site chamam-no de Pilriteiro ( crataegus Monogyna). Trata-se da mesma árvore?”, perguntou a leitora à Wilder.
Trata-se de um pilriteiro (Crataegus monogyna Jacq.).
Espécie identificada e texto por: Carine Azevedo, consultora na gestão de património vegetal ao nível da reabilitação, conservação e segurança de espécies vegetais e de avaliação fitossanitária e de risco. Dedica-se também à comunicação de ciência para partilhar os pormenores fantásticos da vida das plantas.
A fotografia mostra uma espécie nativa portuguesa, pertencente à família Rosaceae, conhecida popularmente como pilriteiro (Crataegus monogyna Jacq.).
O pilriteiro é uma pequena árvore ou arbusto de folha caduca, com folhas simples de cor verde-escuro.
Esta pequena árvore floresce no final do inverno e no início da primavera, exibindo inflorescências com flores perfumadas, em tons de branca ou rosa.
Os frutos, semelhantes a pequenas maçãs, como evidenciado na fotografia, surgem no verão e amadurecem no outono. Denominados “pilritos”, estes frutos são muito atrativos e apreciados pelas aves e outros animais.
Calendário Wilder 2024
Apoie o jornalismo de natureza que fazemos na Wilder, com o calendário 2024 dedicado às Aves da Floresta.
Com as belíssimas ilustrações de Marco Nunes Correia, poderá conhecer 12 espécies de aves nativas e estar sempre informado sobre os dias mais importantes do ano para a natureza.
Este novo calendário da Wilder estará disponível a partir do início de Janeiro, num número limitado de exemplares. Se desejar recebê-lo sem risco de esgotar, pode fazer uma pré-compra aqui, com um desconto de 10% face ao valor inicial de 15 euros até 31 de Dezembro. Para os subscritores da Wilder, o desconto é de 20%.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.