O leitor Narciso Figueiredo encontrou este escorpião em Vila Real a 27 de Julho e pediu ajuda na identificação. Pedro Sousa responde.
“Encontrei este animal numa parede de uma casa em Vila Real, em Alvacões do Corvo. Eram cerca das 0900”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de um escorpião Buthus halius.
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, biólogo com vasta experiência na identificação de espécies de aranhas autóctones de Portugal e especialista do grupo Aranhas e Escorpiões da IUCN SSC.
Tendo em conta que foi fotografado em Vila Real parece-me seguro confirmar que se trata da espécie Buthus halius, cuja re-descrição foi feita com exemplares da zona da Barragem do Rio Tua.
Quanto à hora em que foi encontrado, não é normal que estejam ativos a essa hora do dia. É possível que o animal se tenha abrigado nalgum local próximo da parede na imagem (terminando a sua actividade noturna). E tenha sido depois perturbado nessa manhã, fazendo-o sair do abrigo e levado a procurar novo refúgio, tendo encontrado a parede no seu caminho.
Os escorpiões alimentam-se de vários insectos e outros invertebrados e são por isso parte importante dos ecossistemas terrestres onde existem.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.