O leitor Rubrio Silva cuidou de uma curiosa lagarta em 2019, na ilha da Madeira, e quis agora saber a espécie. A Rede de Estações de Borboletas Nocturnas responde.
“Em julho de 2019, fotografei e alimentei esta lagarta até se transformar num bonito besouro”, descreveu Rubrio Silva, numa mensagem que enviou à Wilder. “Encontrei-a numa árvore com a flor vermelha onde se alimenta.”
Trata-se de uma lagarta da borboleta Ophiusa tirhaca, que pertence à família Erebidae.
Espécie identificada por: Rede de Estações de Borboletas Nocturnas.
A Ophiusa tirhaca é uma borboleta nocturna migratória e uma das mais de 120 espécies que pertencem à família Erebidae. As lagartas alimentam-de de várias espécies de plantas. Foi descrita pela primeira vez para a ciência por um entomólogo holandês, Pieter Cramer, no século XVIII.
Em Portugal, parece estar presente de norte a sul do país e também na Madeira e Açores, mas de forma fragmentada. Pode encontrar-se também noutros países do sul da Europa, na Austrália, no Sul da Ásia e em África.
Segundo o site Lusoborboletas, os adultos estão em voo entre Fevereiro a Outubro. A envergadura de asa é de cerca de 50 milímetros.
Apoie o Que Espécie é Esta e a revista Wilder
A nossa missão é inspirar todas as pessoas a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos jornalísticos abertos a todos os leitores. Precisamos do apoio de toda a nossa comunidade para continuarmos a dar voz à natureza.
Saiba aqui como apoiar.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.