O leitor Nuno Relvas observou este insecto a 11 de Abril em Torres Vedras e pediu ajuda na identificação. Rui Andrade responde.
“No condomínio onde moro, em Ponte do Rol, Torres Vedras, apareceu este bicho. Parece uma melga mascarada de abelha. O que será?”, perguntou o leitor à Wilder.
Trata-se de uma mosca-grua Nephrotoma luteata.
Espécie identificada e texto por: Rui Andrade, dinamizador do grupo Diptera em Portugal no Facebook.
É Nephrotoma luteata (família Tipulidae).
As moscas-grua são com frequência confundidas com melgas ou mosquitos gigantes. No entanto, os mosquitos pertencem à família Culicidae, enquanto que as moscas-grua pertencem à família Tipulidae. Uma forma fácil de distinguir as moscas-grua de mosquitos é que os últimos apresentam peças bucais alongadas, que nas fêmeas estão adaptadas para picar e sugar sangue. Nos Tipulidae as peças bucais são geralmente curtas e não picadoras.
Os adultos de Nephrotoma luteata apresentam um padrão amarelo e preto característico da maioria das espécies do género Nephrotoma.
Este padrão semelhante ao encontrado em várias espécies de vespas é uma forma de protecção, um tipo de mimetismo denominado Batesiano, em que uma espécie inofensiva imita outra perigosa.
Os adultos desta espécie visitam várias espécies de flores, tais como apiáceas e euforbiáceas, para se alimentar do seu néctar.
As larvas do género Nephrotoma desenvolvem-se no solo, excrementos e madeira em decomposição.
Pode saber mais sobre as moscas-gruas de Portugal aqui.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.