O leitor José Carneiro fotografou este insecto em Agosto no Paul da Serra, ilha da Madeira, e pediu ajuda para saber qual a espécie. Eva Monteiro e Francisco Barros respondem.
“Encontrei um tipo de gafanhoto (penso tratar-se de tal) na ilha da Madeira, mais concretamente no Paul da Serra. Envio duas fotos que possivelmente será de macho e fêmea. Gostaria de saber que espécie é. São muitos por estas bandas, possivelmente é o período de acasalamento e verifiquei ainda que se alimentam dos mortos (iguais a eles)”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se do saltão Antaxius spinibrachius.
Espécie identificada e texto por: Francisco Barros, especialista em ortópteros e Vigilante da Natureza, e Eva Monteiro, Rede de Estações da Biodiversidade, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Trata-se do saltão Antaxius spinibrachius, uma espécie que parece estar restrita à Península Ibérica e à ilha da Madeira. O leitor envia-nos fotos de um macho (em cima) e de uma fêmea, que se reconhece pelo ovipositor muito desenvolvido e em forma de espada.
Ao contrário dos gafanhotos, que são quase sempre herbívoros, os saltões (ortópteros que pertencem à família Tettigoniidae) são omnívoros, e por vezes, quando há grandes explosões destes organismos, são observados fenómenos como os que descreve o José. Eu já vi isso acontecer com grilos-de-sela do género Neocallicrania.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.