A leitora Marta Coelho fotografou esta cobra em Odeceixe a 6 de Setembro e pediu ajuda na identificação. José Carlos Brito responde.
“Encontrei esta espécie numa piscina/lagoa biológica em Odeceixe. Não era muito grande, diria uns 20 centímetros no máximo, e era fininha. Tinha uma lista amarelo alaranjada ao longo do corpo. O Google lens identificou a como uma Florida Banded water snake, mas… Agradeço a vossa ajuda”, escreveu a leitora à Wilder.
Trata-se de uma cobra-de-água-viperina (Natrix maura).
Espécie identificada e texto por: José Carlos Brito, especialista em répteis no BIOPOLIS-CIBIO.
De acordo com o guia “Anfíbios e Répteis de Portugal”, lançado em Novembro de 2017, esta é uma espécie que vive um pouco por toda a parte em Portugal.
É uma cobra de tamanho médio, que mede entre 60 a 130 centímetros de comprimento. Pode ser castanha, cinza, verde ou amarelada.
Tem hábitos diurnos e está activa desde a Primavera até ao começo do Outono. Nos meses mais frios costuma hibernar.
É inofensiva.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.