O leitor José Carvalho encontrou esta aranha em Vila Verde a 1 de Dezembro de 2019 e pediu ajuda na identificação. Pedro Sousa responde.
Trata-se de uma aranha de cruz, neste caso muito provavelmente uma Tecedeira-de-Cruz-Cosmopolita (Araneus diadematus).
Espécie identificada e texto por: Pedro Sousa, investigador do CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos).
É uma aranha de cruz, neste caso muito provavelmente uma Tecedeira-de-Cruz-Cosmopolita (Araneus diadematus).
Em Portugal há uma outra aranha de cruz, a Tecedeira-de-Cruz-Pálida (Araneus pallidus) como é chamada no Biodiversity4All.
As fêmeas das duas espécies são muito semelhantes, mas nas tuas fotos podemos ver que a aranha tem duas projeções (ou tubérculos) não muito grandes na parte de cima do abdómen (que é alongado). Para além disso as restantes marcas do abdómem, a que se chama folium, são muito distintas e bem marcadas.
Para termos a certeza teríamos que observar a parte ventral do abdómen ou ter um macho também para comparar. Os machos de Tecedeira-de-Cruz-Pálida são sempre muito mais pequenos do que as fêmeas.
Espero ter ajudado.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.