O leitor Carlos Almeida fotografou esta borboleta a 10 de Outubro no Mindelo, Cabo Verde, e quer saber que espécie é. Eduardo Marabuto responde.
“Depois de 9 meses, ela finalmente eclodiu. Que insecto se trata? Nas minhas pesquisas pareceu ser uma mariposa caveira, como a do Silêncio dos Inocentes”, escreveu o leitor à Wilder.
Trata-se de uma borboleta-caveira (Acherontia atropos).
Espécie identificada por: Eduardo Marabuto, entomólogo.
“Sim, é uma Acherontia atropos. A espécie é nativamente uma espécie afrotropical de comportamento migratório / dispersivo e apetências naturalmente mais tropicais que temperadas: a sua distribuição mais natural é mesmo a África subsaariana onde desenvolve várias gerações anuais enquanto mais a norte, apenas se comporta como transitória, não sobrevivendo ao inverno acima dos Pirinéus / Alpes”, explicou Eduardo Marabuto.
“Por ter esse carácter dispersivo, também coloniza os arquipélagos macaronésicos de Cabo Verde, Canárias, Madeira e até os Açores pelo que sim, é expectável em Cabo Verde. É também a única espécie deste género na zona (as outras duas Acherontia, lachesis e styx apenas aparecem na Ásia) pelo que não há confusão possível.”
Esta grande e bonita borboleta noturna pertence à família Sphingidae. É uma das nossas maiores borboletas e um dos maiores na classe insecta nas nossas latitudes.
Ficou célebre por dar capa a um filme de Hollywood.
O nome comum vem da marca no tórax dos adultos que lembra uma caveira.
As lagartas alimentam-se de plantas da família da batata e também de folhas de oliveira.
Agora é a sua vez.
Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie para o nosso email a fotografia, a data e o local. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.
Explore a série “Que espécie é esta?” e descubra quais as espécies que já foram identificadas, com a ajuda dos especialistas.