São 42 os nomeados para a edição de 2021 do concurso de fotografias de vida selvagem mais cómicas mundo. Os vencedores serão anunciados a 22 de Outubro. Entretanto, aqui ficam as imagens preferidas da Wilder.
A competição Comedy Wildlife Photography Awards, criada por Paul Joynson-Hicks e Tom Sullam, ambos fotógrafos profissionais e conservacionistas apaixonados, é uma competição fotográfica global, online e gratuita para mostrar imagens cómicas da vida selvagem mais maravilhosa do planeta.
Além de nos dar a oportunidade de dar uma boa risada, a competição quer sublinhar a mensagem extremamente importante da conservação da vida selvagem. Se nos anos anteriores, a competição apoiou a The Born Free Foundation, este ano os 10% das receitas que fizer serão doadas à organização Save Wild Orangutans. Esta está a ajudar os orangotangos selvagens dentro e nas redondezas do Parque Nacional de Gunung Palung, no Bornéu.
Este ano, os nomeados representam a maior variedade de animais desde que competição começou, em 2015.
Entre as 42 fotografias finalistas, mais as categorias de Porfolio e Vídeo, estão uma cobra que ri na Índia, um trio de pinguins nas ilhas Falkland e um canguru na Austrália.
“Estamos maravilhados com o número e a qualidade das imagens candidatas este ano, com bem mais de 7.000 fotos submetidas, vindas de todos os cantos do planeta”, comentou, em comunicado enviado à Wilder Paul Joynson-Hicks. “Isto é fantástico, tendo em conta o impacto da pandemia.”
“O número enorme de imagens que recebemos todos os anos ilustra o apetite que existe por nos envolvermos com a conservação e relembra-nos de que a vida selvagem é verdadeiramente incrível e hilariante e que devemos fazer tudo o que pudermos para a proteger.”
As pessoas por todo o mundo também podem votar na sua imagem preferida e que mais as fez rir, no âmbito da categoria Affinity People´s Choice Award. As votações podem ser feitas aqui até 12 de Outubro de 2021.
“Este ano recebemos tantas fotografias cómicas que não conseguimos escolher só 40, por isso estamos a mostrar 42 finalistas!”, explicou Tom Sullam. “Foi espectacular ver esta diversidade de animais, desde os incrivelmente raros ao humilde pombo. Mal podemos esperar por ver as fotos que o público vai escolher.”
O grande vencedor tem como prémio um safari de uma semana no Quénia e um troféu feito pela Art Garage em Dar es Salaam, na Tanzânia.
Estas são as fotos preferidas da Wilder: